Aviso aos navegantes

Caso você tenha se interessado por algo e queira saber como se faz, basta me enviar um e-mail que eu explico tudo direitinho.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cortinas para Vitrô

 Empolgada com a confecção das cortinas da cozinha, resolvi criar cortinas para os vitrôs da sala, também castigados pelo sol de verão, no final de tarde.
Depois de uma tentativa frustrada com retalho, resolvi comprar mais tecido e fazer a coisa decentemente.

Essas cortinas apesar de menores, foram bem mais trabalhosas do que as da cozinha, pois resolvi fazê-las com pregas femininas (dobras do tecido para o lado de dentro), deixando-as com movimento sutil sobre a janela.
Dobrei o topo do tecido duas vezes e então fiz as pregas na largura desejada.
Apliquei flores de fuxico verde, no centro das dobras, combinando com as paredes.


Para dar melhor acabamento, coloquei um pequeno bordado na barra inferior, dando mais charme à peça.


A fixação destas cortinas foi feita de forma artesanal. Como a cortina ficaria no meio da parede e não no topo e os vitrôs são em alturas diferentes, coloquei na parte de trás, uma vareta e costurei alças de fita, para embutir na parede.


A vareta em questão é parte de um velho cabide de madeira, que foi pintado de branco, pois já era roliço e exatamente no tamanho que eu queria. 
Para colocar a cortina na parede, meu amado esposo colocou apenas um parafuso em cima de cada canto da janela e a varetinha fica apoiada sobre eles.

Outro detalhe que fez toda a diferença foi a bainha da cortina. Como escolhi um tecido grosso e muuuito desfiador, a bainha com duas dobras ficaria muito grossa. Então tive a brilhante ideia de fazer apenas uma dobra e costurar sobre essa dobra uma fita de cetim, dando uma acabamento mais fino à peça. Ficou um arraso!!!!

Um comentário:

  1. Olá Patricia,muito prazer!!Meu nome é o mesmo que o seu Patricia,moro no Japao!acabei de entrar no seu blog,estava pesquisando algumas coisas,sou super novata na area de artesanatos,linda a sua guirlanda que vc fez,muito fofa!Suas artes em geral muito fofá!!!Se quiser fazer uma visita no meu blog fique avontade!estrelinhacrafts.blogspot.jp beijos!!

    ResponderExcluir